Empresa de educação investe em estratégia de reposicionamento e conquista crescimento de 54% sob faturamento
Após trabalho de branding, Evolua cresce bem acima da média da concorrência e ganha mais de 100 novos clientes.
São Paulo, Setembro de 2016 - Com uma experiência acumulada de mais de 20 anos no mercado de educação, a Evolua Educação é uma empresa especializada em criação e desenvolvimento de Sistema de Ensino Interativo em quatro públicos distintos: estudantes, escolas e, profissionais de mercado e cursos corporativos.
É hoje, a principal fornecedora de Sistema de Ensino Interativo para escolas livres do país, com método baseado na integração multimídia ao conteúdo a ser ensinado, utilizando recursos interativos como textos, áudios, imagens e animações. Já atendeu mais de seis milhões de alunos em todo o país e conta hoje com mais de 150 mil alunos ativos distribuídos por todos os Estados do Brasil, além de países como Angola e Japão.
A empresa nasceu a partir da necessidade de facilitar e aprimorar as formas de ensino com base no desenvolvimento de sistemas de alta tecnologia para as escolas. A mudança veio a partir de uma nova estratégia de atuação no mercado e do perfil do público, que com o tempo foi mudando.
O principal objetivo naquele momento era ampliar o uso do método de ensino utilizando as novas tecnologias e aumentar a atuação dos cursos voltados para os alunos. “Nosso principal desafio era justamente assumir e transmitir ao mercado este novo posicionamento ressaltando a importância da tecnologia na evolução das formas de ensino, tornando-a mais dinâmica, interativa e inovadora a todo nosso público de interesse”, explica o fundador da empresa, Luciano Cornetti Nogueira.
O foco agora é o mercado B2C, com maior ênfase nos alunos, sempre em parceria com as escolas. A marca tem a preocupação de continuar oferecendo educação com base nas novas tendências de consumo e novas tecnologias, porém queria estar mais próxima dos alunos. Foi a partir daí que o corpo diretor foi em busca de empresas especializadas em branding para auxiliar no reposicionamento no mercado. Em meados do ano passado, a Evolua, que na época levava o nome de Visual Mídia, chegou a NewGrowing com este desafio em mãos.
“Foram 12 meses de trabalhos intensos. Nosso principal objetivo com a Evolua foi repensar sua estratégia de atuação no mercado. O foco de nosso trabalho ficou baseado na gestão, investindo fortemente em branding, objetivando entender quais aspectos poderiam ser aprimorados para manter-se ativo em um mercado dinâmico e em constante evolução como o da educação. O nome antigo Visual Mídia foi um dos nossos maiores desafios deste case. Após uma rica pesquisa junto aos principais públicos, foi identificado que este nome não estava mais alinhado com a novas estratégias e expectativas do mercado”, avalia Hélio Moreira, sócio-diretor da NewGrowing.
Resultados que aparecem
Com o novo posicionamento definido a partir do trabalho de branding, a Evolua passou a se transformar juntamente com as novas metodologias de ensino que estavam surgindo dentro da empresa. Além de escolas livres e alunos, a companhia também destinava suas soluções ao mercado corporativo, por meio de módulos educacionais às universidades corporativas.
“A NewGrowing nos fez enxergar esse potencial, já no momento do diagnóstico até a aplicação da nova gestão para a marca. A empresa nos abasteceu de informações de extrema relevância sobre nosso mercado, juntamente com inovações que estavam surgindo, e com isso, toda nossa equipe estratégica foi sendo envolvida no processo”, revela Nogueira que explica também a importância das técnicas de reposicionamento para toda a equipe. “Passamos a quebrar paradigmas dentro da Evolua, o que foi doloroso, porém nos ajudou a enxergar que precisávamos, por exemplo, de conhecimento mais específico em determinadas áreas, o que nos alertou para novas contratações e que nossos executivos deveriam se preparar para esta nova estratégia de atuação”, complementa o executivo.
As mudanças dentro da Evolua por meio as estratégias de branding aplicadas pela NewGrowing trouxeram mais eficiência a operação da empresa. Ou seja, a companhia passou a contar com uma equipe mais qualificada e focada aos novos objetivos e, com isso, tornou-se mais eficiente e produtiva em sua forma de apresentação ao mercado. Isso quer dizer que a empresa conta com cerca de 100 funcionários mais qualificados e comprometidos com a Missão, Visão e Valores.
“Ganhamos em desempenho, e nossos resultados financeiros estão diretamente ligados ao trabalho de branding. Ou seja, estamos com a expectativa de crescer 54% com nosso faturamento ainda este ano e já em meados de 2016 conquistamos 102 novas escolas como clientes, chegando a marca de 1.500 escolas licenciadas, e ampliamos também nosso atendimento para todo o Brasil. Além disso, intensificarmos nossos projetos empresariais. Hoje, os atributos da marca são valorizados pelo cliente que percebe maior valor e principalmente compreende que somos um sistema de ensino inovador. Buscamos transferir aos alunos o melhor modelo de aprendizado com alta tecnologia interativa, contribuindo assim para sua evolução” exemplifica Nogueira.
Quando questionado sobre o futuro, o executivo é bem objetivo, “Continuaremos fazendo a manutenção constante da marca, focando na interação com nossos clientes, proximidade é tudo para nós” — isso quer dizer que a Evolua é uma das poucas empresas de seu segmento que apostou neste conceito.
Outro diferencial da empresa que vale a pena destacar é a forma de como a Evolua utiliza os meios de comunicação junto ao seu público alvo. A sua presença constante nas mídias sociais, a publicação de vídeos com a apresentação de novas atualizações dos sistemas pedagógicos, a atualização dos blogs de notícias e newsletters são alguns exemplos de como a empresa se comunica e se aproxima de alunos, escolas e empresas. Além disso, a Evolua também promove encontros frequentes com seu público para apresentar suas novas soluções.
Confira aqui o manifesto de marca Evolua https://www.youtube.com/watch?v=ZRRiPsA1izY
Sobre a NewGrowing: Escritório com mais de 10 anos dedicado a gerar ideias e estratégias de Branding, Marketing e Design voltado a atender Startups, Pequenas e Médias Empresas, que desejam evoluir e vencer os obstáculos de seus negócios. Investir no sonho de se tornar uma MARCA pode amadurecer e gerar frutos duradouros, otimizando investimento, recursos e gerando grandes ideias. Mais informações: www.newgrowing.com – 11 2268-0409. E sigam-nos também pelas redes sociais: Facebook (NewGrowing Cultivando Marcas); LinkedIn (NewGrowing Design & Branding); Instagram (NewGrowing); YouTube (NewGrowing), Google+ (NewGrowing).