Por Daniel Tavares, gerente de Recursos Humanos da Full Time
Email: daniel.tavares@fulltimesolucoes.com.br
Quando falamos em evolução da carreira profissional abordamos a importância da formação acadêmica e da experiência profissional. Porém, o nível de desenvolvimento das competências comportamentais têm sido cada vez mais influenciador na escolha de profissionais para ocupar posições em todos os níveis.
Ter um bom relacionamento interpessoal atualmente é requisito básico para todas as posições. Relações saudáveis facilitam o diálogo e consequentemente as tomadas de decisões mais consensuais e justas.
A pandemia foi um grande desafio para todos no contexto emocional. Este cenário potencializou a inteligência emocional como uma competência fundamental principalmente para os cargos de liderança. Administrar conflitos e lidar com a pressão natural que o cargo possui são tarefas rotineiras, mas extremamente desafiadoras para os gestores.
Já resiliência/flexibilidade é, na minha opinião, a competência que mais se destaca atualmente. O ambiente corporativo apresenta-se cada vez mais dinâmico, os cenários mudam a todo momento e os profissionais precisam estar preparados para as dificuldades e oportunidades. Comparando a um jogador de futebol, ele vivencia ambiente acolhedor e estruturado jogando “em casa” por exemplo, mas por outro lado, também compete em ambientes hostis e gramados “esburacados” quando joga fora de casa, em ambos precisa manter elevado nível de performance.
Como ser este profissional dinâmico e resiliente? Não existe uma fórmula mágica, mas podemos passar algumas dicas importantes:
Não se atente somente às suas opiniões, geralmente não existe certo ou errado, existem pontos de vistas distintos. Procure apoiar-se nos seus valores, nas políticas e objetivos estratégicos da organização e quando a decisão for diferente do que pensa, siga em frente com a mesma motivação.
Procure interagir com todas as pessoas, setores e parceiros de forma saudável e profissional. Isto vai contribuir naturalmente para expansão dos pensamentos e entendimento de cenários e pontos de vistas distintos, além de potencializar networking e oportunidades.
Por fim, é importante saber quais competências comportamentais são necessárias para atingir o sucesso na sua função, assim como as oportunidades de desenvolvimento e as ações para tal. Se estes pontos não estiverem claros para você peça apoio ao gestor ou ao RH.
Sobre a Full Time: A Full Time é uma empresa de relacionamento com o cliente, vendas, recuperação de crédito, retenção e SAC, focada no relacionamento com o cliente atendendo diversos segmentos da economia como telecom, financeiro, saúde, etc, além de projetos personalizados. Foi fundada em 2002 com o objetivo de oferecer soluções específicas para o setor financeiro nas áreas de Televendas; Telecobrança; SAC; Prevenção de fraudes, Telecobrança; Recuperação de crédito extrajudicial. Mais informações em https://www.fulltimesolucoes.com.br/