Um coletor Papa Cartão® foi disponibilizado no formato itinerante para percorrer 18 escolas atingindo mais de cinco mil crianças e pelo período de nove meses
Santos, Agosto de 2013 – O Programa RC – reciclagem de cartões aumenta seus pontos de coleta e desembarca na baixada santista. Por meio de uma parceria inédita com o programa municipal de educação, Escola Total, a iniciativa pretende atingir cerca de cinco mil crianças que fazem parte do projeto educacional.
O coletor Papa Cartão®, pertencente ao programa RC, circulará de forma itinerante por 18 instituições do Escola Total durante o período de nove meses. Cada local que receber o coletor funcionará como “EducaPonto”, onde os alunos poderão não apenas descartar cartões pós-uso, como terão a oportunidade de descartar também produtos como pilhas e baterias de celulares em outros tipos de coletor.
A ideia da iniciativa é disseminar a cultura da reciclagem e sua importância para o meio ambiente. “Queremos unir questões relacionadas ao meio ambiente com educação, facilitando o acesso a um programa de logística reversa consistente, como é o caso do Programa RC. Cada ponto funcionará como um ‘EducaPonto’ no qual pretendemos sensibilizar crianças e adolescentes de como é possível transformar resíduos em produtos úteis de uso diário dos estudantes, como é o caso de cadernos, agendas, réguas, marcadores de páginas, e assim por diante”, revela Edemilson Prado Dimas, professor e educador do Escola Total.
Além disso, o Programa RC vai de encontro com o tema que o projeto educacional está desenvolvendo para o ano letivo de 2013 que é sustentabilidade. “Por meio do Programa RC podemos demonstrar na prática o poder da transformação a partir de resíduos que seriam jogados no lixo comum e se perderiam”, acrescenta.
O Programa de Logística Reversa de Cartões de PVC está no ar há pouco mais de dois anos, onde milhares de pessoas já utilizaram o Papa Cartão e com certeza mudaram o seu hábito de “cortar o cartão e jogar no lixo”. Os coletores, batizados de Papa Cartão ®, estão espalhados por 13 pontos públicos de São Paulo, Recife e agora na baixada santista. Esta é uma iniciativa inédita em todo o mundo e idealizada pela R. S. de Paula, empresa fabricante de cartões, por meio de seu fundador, o empresário Renato Soares de Paula.
O principal objetivo do programa é dar um descarte correto e seguro aos cartões de PVC — de banco (débito e crédito), de lojas e supermercados (fidelidade), seguro-saúde (planos de saúde), cartões telefônicos, presentes, credenciais e assim por diante — que perderam a validade ou se danificaram.
Segurança compartilhada
Outra questão bastante importante abordada pelo programa é sobre o descarte seguro. É possível comprovar pela tampa transparente que o cartão foi realmente cortado, além disso o Papa Cartão® possui um numerador que conta os cartões que foram descartados. Porém, o idealizador do programa alerta para a importância da segurança compartilhada. “O Papa Cartão® corta os cartões em pontos estratégicos, inutilizando inclusive tarjas magnéticas e chips, mesmo assim, é importante que o usuário avise o emissor do cartão que não o quer mais e irá destruí-lo. Esta ação do consumidor é de extrema importância e valoriza nossa iniciativa”, alerta De Paula.
O funcionamento do Papa Cartão® é bem simples. Depois de encaixar o cartão no coletor, o usuário gira uma manivela (com isso há economia de energia e contribui para fácil instalação) e as lâminas cortam os cartões. Todo material recolhido é triturado para garantir a perda total das informações. Deste material, são produzidos produtos decorativos e funcionais que já estão sendo consumidos por algumas empresas que aderiram ao programa.
“Colocamos nossa imaginação e experiência em confeccionar brindes para funcionar e criamos diversos produtos, tais como porta copos, capa de cadernos e agendas, jogos americanos, quadros, relógios, porta-celular, placas informativas, enfim uma infinidade de objetos. O PVC é um material reciclável, podendo ser reutilizado diversas vezes. Pelo Programa RC hoje é perfeitamente viável reciclar 100% dos cartões”, revela De Paula.
ECOPONTOS:
São Paulo:
- Estações Sé, Conceição, Paraíso e Consolação do Metrô de SP;
- Hall do Conjunto Nacional (Paulista);
- Continental Shopping (Jaguaré);
- Colégio São Francisco de Assis (Tatuapé);
- Na sede das empresas Alelo (Alphaville), Seguros Unimed, Central Nacional Unimed, Metrus (Instituto de Seguridade Social dos Metroviários);
Recife:
- Shopping RioMar;
Santos:
- Prefeitura da cidade – na Sede do Escola Total;
Sobre a R.S de Paula: Nascida há 16 anos, a R. S. de Paula é uma indústria fabricante de cartões de PVC. Com uma capacidade de produção de um milhão de cartões por mês, a empresa produz cartões de seguro-saúde, fidelidade, entre outros e possui um Bureau de personalização de dados variáveis e manuseio Possui uma Divisão de brindes como: etiquetas de bagagem, chaveiros, réguas, calendários e marcadores de página. A tecnologia utilizada é a tradicional, porém gradativamente a empresa está migrando para as tintas a base de água, UV e digital, mais ecológicas. Mais informações: www.rsdepaula.com.br e/ou www.programarc.eco.br