Há oportunidades tanto para Agentes com valores de bolsa de R$ 5mil, quanto para Orientadores, com valor de R$ 6.500.

Foto ilustrativa

O Sebrae-DF, juntamente com Fapetec , acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo de bolsistas para o ALI – Agente Local de Inovação – nas metodologias Educação Empreendedora e Produtividade. As inscrições vão até o dia 31/10/24 – 18hs (horário de Brasília) e deverão ser feitas online, por meio do portal da FAPETEC – www.fapetec.org -> Unidade de Seleção -> Processos Seletivos -> Processo Seletivo SEBRAE/DF – ALI 01/2024 -> Ver detalhes -> Edital e Comunicados, com pagamento de taxa no valor de R$40,00.

Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para cadastro reserva de Bolsistas Agentes – Educação Empreendedora, com bolsa no valor de R$ 5 mil e 06 vagas para cadastro reserva de Bolsistas Orientadores – Educação Empreendedora, com o valor de bolsa de R$ 6.500,00. Já para Bolsistas Agentes – Produtividade estão sendo ofertadas 120 vagas (incluindo cadastro reserva) e para os Bolsistas Orientadores – Produtividade são mais 10 vagas (com cadastro reserva).

Os Agentes – Educação Empreendedora, cuja bolsa terá duração de até 24 meses, serão responsáveis por sensibilizar instituições de ensino da educação básica para participar do projeto; acompanhar até 15 instituições de ensino,  sendo o mínimo de 12 escolas durante cada um dos ciclos do projeto, conforme metodologia definida, podendo esse número ser alterado para mais ou menos; formalizar o compromisso  das instituições de ensino em participar do projeto; realizar diagnósticos e devolutivas; elaborar relatórios de pesquisa e outras atividades relacionadas.

Já os Orientadores – Educação Empreendedora, com bolsas previstas para durar até 14 meses, deverão orientar até 15 bolsistas na produção de publicações bibliográficas, identificar soluções a partir de levantamento e sistematização de dados, elaborar e publicar até dois trabalhos acadêmicos conforme orientação do SEBRAE, e publicar em plataforma indicada pela instituição. Também deverão entregar relatórios mensais de desempenho dos bolsistas sob sua orientação e participar de reuniões e eventos relacionados ao projeto.

Entre as atividades dos bolsistas Agentes – Produtividade (bolsa com duração de até 30 meses) estão: identificar e sensibilizar empresas para participar do projeto; aplicar a metodologia e acompanhar, no mínimo, 22 e, no máximo, 25 empresas em cada ciclo do projeto (cada ciclo terá a duração de até 6 meses, conforme metodologia definida); obter do empresário a formalização do comprometimento em participar do projeto; realizar diagnósticos e devolutivas; realizar apresentações, entre outras atividades.

E os Orientadores-Produtividade (duração da bolsa de até 30 meses) deverão: orientar até 10 (dez) bolsistas na elaboração da produção bibliográfica; elaborar de relatórios mensais sobre orientação acadêmica na produção dos produtos bibliográficos e dois artigos, de acordo com a metodologia estabelecida pelo SEBRAE;  participar de reuniões e eventos relacionados ao projeto; identificar gargalos tecnológicos, a partir do levantamento e sistematização das demandas tecnológicas apresentados pelas empresas/instituições, e assim por diante.

Exigências Curriculares

Entre os requisitos para as vagas de Agentes, em ambas as categorias,  é exigido ter formação universitária completa (graduação), com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação em qualquer área, e ter experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, 6 meses.

Já dos candidatos a Orientadores, para ambas as categorias, exige-se  formação acadêmica com pós-graduação completa (stricto sensu – mestrado ou doutorado), em qualquer área de conhecimento, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. Além de ter experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, 12 meses, em atividades relacionadas à atuação em instituições de ensino e/ou gestão escolar e/ou tecnologia e inovação no campo educacional (para Educação Empreendedora) ou em atividades práticas relacionadas à Gestão da Inovação (para Produtividade). Também é requerida  experiência em atividades de orientação técnica e acadêmica, entre outras competências relacionadas.

Etapas do Processo Seletivo

Para os Agentes, o processo seletivo consistirá em três etapas, sendo que a primeira será de Avaliação de Conhecimentos – Etapa eliminatória e classificatória; a segunda, Análise Curricular e Documental– Etapa eliminatória e classificatória e, por fim,  Avaliação de Habilidades e Perfil – Etapa eliminatória e classificatória.

Já para os Orientadores, o processo seletivo terá duas etapas. A primeira será a Análise Curricular e Documental – Etapa eliminatória e classificatória e a segunda uma Entrevista Individual por Competências – Etapa eliminatória e classificatória.

Os candidatos podem acessar mais informações no Edital 01/24 que está disponível na página da Fapetec – www.fapetec.org . Além disso, em caso de dúvidas é possível acionar o Fale Conosco, no próprio portal da instituição ou pelo e-mail: contato@selecaofapetec.org.br.